Consumo de energia e efeito estufa - parte 2
Não deixe de ver também a parte 1 desta aula!

Passo a passo da aula:


Passo 1

A partir de seu material didático, explique o que é atmosfera – como ela envolve e protege a Terra dos meteoritos, das radiações do Sol que são prejudiciais à saúde, e como sua presença controla e equilibra a temperatura do planeta. Projete slides que exibam diferentes condições atmosféricas, como um pôr do sol, um amanhecer, uma noite estrelada, uma tempestade com relâmpagos etc.

Passo 2

Apresente um gráfico com as camadas que compõem a atmosfera terrestre: troposfera, tropopausa, estratosfera, ionosfera, exosfera. Explique o que é cada uma delas.

Passo 3

Explique que é na atmosfera que está o oxigênio que respiramos, e que a atmosfera é composta por uma mistura de gases, vapor d’água e pó, que devem estar em equilíbrio para que a vida das pessoas e do planeta permaneça saudável. Ressalte que, sem a nossa atmosfera, a Terra seria tão árida quanto à Lua, sem vida alguma.

Passo 4

Fale sobre os gases que compõem a atmosfera: nitrogênio (79%), oxigênio (21%) e pequenas quantidades de outros gases, entre eles o dióxido de carbono, o argônio, o neônio, o ozônio e o criptônio, que, juntos, não chegam a 1% do total. Lembre que os gases são invisíveis, mas que o vapor d’água pode ser visto em forma de nuvens. Mostre uma foto da Terra vista do espaço, na qual se possam ver nuvens!

Passo 5

Explique que alguns desses gases, principalmente o dióxido de carbono, são conhecidos como “gases-estufa”, pois colaboram para manter a Terra aquecida, impedindo que parte do calor recebido pelos raios de sol escapem rapidamente para o espaço (o efeito estufa bom). Sem eles, o planeta seria pelo menos 40ºC mais frio, porque teríamos muita perda de calor, o que também impediria a vida no planeta. Explique que o principal dos gases-estufa é o dióxido de carbono ou gás carbônico. Lembre, porém, que a sua quantidade não pode ser elevada, pois, caso contrário, ele pode impedir que o calor da Terra escape para o espaço, aumentando dessa forma a temperatura do planeta além do necessário. Este é o chamado efeito estufa.

Passo 6

Explique que, com a atmosfera muito quente, altera-se o nível dos mares porque o gelo dos pólos derrete, surgem grandes enchentes em alguns locais, seca em outros etc.

Passo 7

Explique que uma das principais causas do aumento de gás carbônico na atmosfera é a queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural. Lembre que esses combustíveis são queimados para movimentar nossos veículos de transporte, gerar eletricidade, aquecer casas e movimentar máquinas industriais entre outros usos. E que quando são queimados, seus resíduos são liberados na atmosfera poluindo o ar.

Passo 8

Exiba o documentário “A Família Carbono”, produzido pela BBC e exibido pela Rede Globo. (acesse o link na parte 1 da aula de mesmo nome)
Com esse documentário, os alunos poderão observar como uma família europeia produz gás carbônico ao ligar os aparelhos eletrônicos da casa em excesso, deixar luzes acesas sem necessidade, usar muitos veículos ao mesmo tempo etc. O documentário ainda ressalta que, no Brasil, temos a vantagem de ter a maior parte da energia elétrica produzida por usinas hidrelétricas, que não usam combustíveis fósseis, portanto não lançam gás carbônico na atmosfera.

Passo 9

Explique como as usinas hidrelétricas produzem energia a partir das força das águas. Discuta com os alunos as vantagens das hidrelétricas, sua importância ao evitar que se queimem mais combustíveis fósseis, mas não deixe de questioná-los sobre os impactos que elas também produzem na natureza, lembrando que muitas áreas são inundadas pelos rios para fazer represas.

Passo 10

Promova uma discussão sobre formas de reduzir a queima de combustíveis fósseis. Pergunte sobre o que cada um pode fazer para contribuir com o planeta. Peça que produzam cartazes e panfletos de alerta para distribuir pela escola!
Museu Light da Energia
Consultor: Professora Ivana de Almeida, do Colégio Magno, de São Paulo, SP
Ciclo: Ensino Fundamental II
 
© Light 2009-2010. Todos os direitos reservados.