Energia solar
A radiação solar é uma forma de energia limpa e renovável que pode ser convertida em energia elétrica. Alguns materiais, principalmente os semicondutores, quando expostos à radiação solar, seja na forma de calor ou de luz, podem gerar eletricidade a parir de efeitos conhecidos como termoelétricos e fotovoltaicos.

O efeito termoelétrico é caracterizado pelo surgimento de uma diferença de potencial (ddp). Acontece quando a junção de dois fios metálicos alcança uma temperatura maior que a temperatura das outras extremidades dos fios. Esse efeito é muito utilizado em termopares para medição de temperatura. Para geração de eletricidade esse efeito não é viável, devido aos baixos rendimentos alcançados e ao alto custo.

No efeito fotovoltaico, são utilizadas células fotovoltaicas, que se encarregam de converter a luz solar em energia elétrica. O princípio de funcionamento destas células pode ser explicado pela Teoria do Efeito Fotoelétrico de Albert Einstein (1879 – 1955). O Efeito Fotoelétrico consiste, basicamente, na emissão de elétrons na presença de luz.


Atividade: vamos gerar eletricidade a partir do calor?



Faixa etária: Ensino Médio

Pensando na definição de efeito termoelétrico, tente construir um termopar (dispositivo constituído, em geral, por dois fios metálicos diferentes, soldados nas extremidades que, quando submetidos a temperaturas diferentes, estabelecem uma força eletromotriz).

Materiais necessários
- fios de diferentes metais (cobre, ferro, níquel)
- 1 medidor de tensão ou corrente (voltímetro, amperímetro ou multímetro)
- 1 recipiente com água e gelo
- 1 vela

Passo 1
Verifique o registro do medidor quando você aproximar a junção metálica da chama da vela e do recipiente com água e gelo. Tente explicar o que aconteceu.
 
© Light 2009-2010. Todos os direitos reservados.