Resistência elétrica e a Lei de Ohm
Georg Simon Ohm (1789-1854) desenvolveu uma teoria matemática aplicada a circuitos elétricos. O estudo da resistência que os materiais oferecem à passagem da corrente elétrica é chamada de lei de Ohm. E é por isso que a unidade de medida de resistência elétrica leva o seu nome.

A unidade Ohm indica que a diferença de potencial entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica. Para melhor compreensão, crie seu próprio conjunto de resistores em série e paralelo e descubra na prática a diferença entre esses dois tipos de associação.


Materiais

- 4 fios de cobre comum
- 1 bateria de 9v (aquela que tem o formato de um paralelepípedo e os pólos de ligação estão as duas na mesma face) ou duas pilhas de 1,5v ligadas em série (o pólo negativo de uma ligado ao pólo positivo da outra)
- 2 lâmpadas de lanterna

Passo 1
Retire a capa de proteção das duas pontas dos fios de cobre (desnecessário se o fio for do tipo desencapado).

Passo 2
Ligue o pólo negativo de uma lâmpada ao pólo positivo da outra.

Passo 3
Ligue os pólos livres das lâmpadas na bateria ou na associação de pilhas.

Passo 4
Verifique o resultado da intensidade da luz emitida pelas lâmpadas (em série).

Passo 5
Agora ligue os pólos negativos das lâmpadas entre si como também os pólos positivos.

Passo 6
Ligue os dois pólos negativos das lâmpadas ao pólo negativo da bateria ou associação de pilhas assim como os pólos positivos.

Passo 7
Verifique o resultado da intensidade da luz emitida pelas lâmpadas (em paralelo).

Atenção!
Não faça este experimento com corrente alternada (a da tomada), pois existe risco de sofrer forte choque elétrico, nem com uma bateria de carro, que produz uma corrente elétrica muito alta e perigosa.


Observação
A ligação dos resistores (lâmpadas) em paralelo provoca uma intensidade de luz menor, pois essa associação provoca uma divisão da corrente elétrica que seria metade da corrente que passa na associação em série.
Ciclo: Ensino Fundamental I
 
© Light 2009-2010. Todos os direitos reservados.