Condução de corrente elétrica
Todos os materiais sólidos, líquidos ou gasosos podem conduzir a corrente elétrica. Alguns materiais são isolantes, outros conduzem a corrente elétrica de maneira deficiente e outros são ótimos condutores. É errado considerar que o ouro é melhor condutor que, por exemplo, a prata. A pesquisa a uma tabela de condutividade elétrica mostra que a prata é melhor condutora, mas quando se precisa de um contato entre superfícies, como nos conectores de equipamentos de som, é usado o ouro. A razão é que a prata se oxida dificultando o contato, e o ouro não.
O experimento a seguir revela quais são os melhores condutores de corrente elétrica. Faça diversos testes e descubra qual é o condutor mais eficiente.


Materiais

- 2 fios de cobre comum
- 1 pilha
- 1 lâmpada de lanterna

Passo 1
Retire a capa de proteção das duas pontas dos fios de cobre (desnecessário se o fio for do tipo desencapado).

Passo 2
Fixe a ponta de um fio em volta da rosca da lâmpada.

Passo 3
Fixe a outra ponta desse fio no pólo negativo da pilha.

Passo 4
Fixe a ponta do outro fio no pólo positivo da pilha.

Passo 5
Teste vários materiais quanto à sua condutividade elétrica colocando-os em contato com o pólo positivo da lâmpada e a ponta livre do fio que está ligado ao pólo positivo da pilha.

Atenção!
Não faça esse experimento com corrente alternada (a da tomada), pois existe risco de sofrer forte choque elétrico, nem com uma bateria de carro, que produz uma corrente elétrica muito alta e perigosa.


Observação
Ao se fechar o circuito a corrente passará pelo material a ser testado acendendo (bons condutores) ou não (isolantes) a lâmpada. Outros materiais provocaram um acendimento parcial da lâmpada (maus condutores).

Para testar
Em postos de gasolina é difícil, mas não impossível, de encontrar água destilada para baterias. Outra maneira de consegui-la seria em colaboração com o professor de Química e um destilador.
Mostre aos seus alunos que a água pura é isolante, mas que ao se adicionar um sal (que pode ser o de cozinha), ela se torna condutora.
Ciclo: Ensino Fundamental I
 
© Light 2009-2010. Todos os direitos reservados.