Montando um Aerogerador - parte 1
Objetivos:

- Apresentar a energia eólica como uma importante forma de produção de energia renovável.
- Sensibilizar os alunos sobre as questões ambientais e a importância das formas alternativas de geração de energia.
- Levar ao questionamento sobre vantagens e desvantagens desse tipo de gerador
- Propiciar aos alunos a oportunidade de utilizar diferentes materiais e técnicas para produção de energia.
- Propiciar a oportunidade de testar a eficácia e o rendimento de um objeto que é feito em diversos lugares do nosso planeta e que qualquer pessoa poderia realizar na sua própria casa, usando materiais recicláveis.

Passo a passo da aula:

Passo 1

Questione os seus alunos sobre as formas de produção de energia que eles conhecem. Traga slides de usinas eólicas e fale sobre as vantagens e desvantagens desse tipo energia ressaltando que elas produzem energia a partir de um recurso renovável na natureza: o vento.

Passo 2

Fale sobre as vantagens e desvantagens da geração desse tipo de energia. Ressaltando que essas usinas ainda são muito caras, pois utiliza materiais importados e não muito acessíveis em nosso país.

Passo 3

Sugira a construção de um aerogerador doméstico de 100 w a partir de materiais disponíveis com facilidade em nosso dia a dia. Explique que um gerador como esse deve produzir energia suficiente para manter uma lâmpada acesa.

Passo 4

Ressalte que a questão da segurança é muito importante e que será necessário o maior cuidado possível (todos os parafusos e encaixes devem ser revisados). Os geradores eólicos podem ser perigosos porque quando expostos a ventos fortes as peças móveis podem produzir estragos (peças podem se soltar e se chocar contra objetos e pessoas em seu em torno). Garanta a sua segurança e a segurança do ambiente circundante.

Passo 5

Leve para a sala de aula uma ou duas lanternas autorrecarregáveis (compradas nos comércios a um custo de R$ 7,00 até R$ 22,00), como demonstração de geração energia a baixo custo.

Passo 6

Oriente a montagem do gerador seguindo o projeto na parte 2 desta aula. (essa montagem vai levar mais de uma aula, nesta parte 1 você faz uma apresentação do mesmo)

Observação:

Projeto e instruções de montagem do gerador, veja a parte 2 da aula de mesmo nome.

Este circuito baseia-se em um motor de 220 VDC, 5A usado nas passadeiras rolantes de ginástica, mas pode-se usar qualquer outro motor de corrente contínua, procedendo os ajustes necessários para se adaptar ás pás da turbina. Pode-se usar qualquer outro motor desde que o mesmo debite pelo menos 1 Volt.


Conclusões e comentários do professor:

“Os resultados desta aula estão diretamente ligados a uma retórica clara sobre a preservação do meio ambiente. Questões sobre como agir e o quê fazer se tornam indispensáveis. O projeto sobre o aerogerador é apresentado em uma aula, mas a sua elaboração costuma acontecer em uma sequência de aulas em que os alunos irão pesquisar e experimentar materiais. O acompanhamento dos procedimentos de pesquisa de materiais e construção da base mecânica e elétrica pode ser feito em uma aula quinzenal ou em horários alternativos.

Aulas de ciências só ganham sentido quando os alunos conseguem perceber a real utilidade do conteúdo de aula. Percebo que estes conteúdos são perpetuados por atividades praticas, que levem os alunos a campo ou laboratório, com a finalidade de realizar tudo aquilo que leu ou ouviu em aula.

Os alunos do século XXI são formados por crianças e adolescentes de uma geração tecnologicamente ligada, apta a desafios que os levem a incrível experiência da tentativa e erro. Portanto deixemos que experimentem a ciência, só assim formaremos adultos conscientes de sua importância para o Planeta.
Realizei esta aula em maio de 2009 e 2010, ela faz parte do meu planejamento anual, como projeto do 9o ano do Colégio Santa Maria.”
Museu Light da Energia
Consultor: Professor Carlos Alberto Vernaglia Junior, do Colégio Santa Maria, de São Paulo, SP
Ciclo: Ensino Fundamental II
 
© Light 2009-2010. Todos os direitos reservados.