seminário discute energia solar
06/05/2011
 O especialista em fontes de energia renovável Prof. Cláudio Moises Ribeiro participará de um seminário no na UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, que tratará do tema "Energia Solar: do sonho à realidade".

A conversão direta da energia solar em energia elétrica pode acontecer de duas formas: conversão termoelétrica e conversão fotoelétrica, sendo que cada uma delas pode ser feita de diversas formas, mas atualmente, da forma como vem sendo feita, cerca de 80% da energia solar acaba se perdendo nesse processo, que, apesar de ser uma fonte de energia elétrica limpa, é ainda muito cara.

Mas os pesquisadores do Texas descobriram recentemente uma forma de aproveitar cerca de 66% da energia solar através de uma "sopa de pontinhos quânticos".
É claro que você ficou curioso pra saber do que se trata, né?
Leia mais sobre isso neste link:
http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/do-laboratorio-para-a-fabrica/rumo-a-energia-solar-mais-eficiente

Este e outros avanços tecnologicos podem ser as chaves para que o uso da energia solar se torne uma fonte viável de energia nos próximos anos, e é isso o que vai ser discutido no seminário promovido pelo Departamento de Energia Rural do Centro de Ciências Agrárias da UFES neste mês.



Voltar
 
 
© Light 2009-2010. Todos os direitos reservados.