Acervo Light

Museu Light da Energia - Acervo

O Acervo Light conta com mais de 600 mil itens cujo valor histórico é inestimável. São documentos como fotografias, audiovisual, textual, mobiliário, digital, entre outros documentos que nos ajudam a redesenhar a atuação da companhia em seus 116 anos de existência, mas não somente.

imagem do container principal





Olá!


Se você veio a esta aba buscando informações sobre um acervo que preserva a história da Light e a história da cidade do Rio de Janeiro, veio ao lugar certo!


O Acervo Light conta com mais de 600 mil itens cujo valor histórico é inestimável. São documentos como fotografias, audiovisual, textual, mobiliário, digital, entre outros documentos que nos ajudam a redesenhar a atuação da companhia em seus 116 anos de existência, mas não somente. A história da Light se confunde com a história do Rio de Janeiro, cujas maravilhas foram sendo reveladas com a ajuda dos serviços prestados pela empresa, que, além de gerar e fornecer energia elétrica, também já foi responsável pelos serviços de gás, telefonia e transportes urbanos. 


E os detalhes da relação Light x Rio de Janeiro você encontra aqui. Traremos histórias de bairros célebres da cidade, curiosidades acerca de seus desenvolvimentos a partir do advento da energia elétrica, transformações espaciais e muito mais. O melhor de tudo é que faremos isso contando com os olhares sensíveis de fotógrafos contratados pela companhia para registrar o cotidiano do Rio a partir do século passado.


Em nosso espaço, o Centro Cultural Light, situado na sede da empresa, o público podia ter acesso a esse conteúdo visitando exposições temporárias, que eventualmente ocorriam em nossas galerias, mas também em atividades atreladas à visita ao museu, como a atividade do Bonde. Além disso, os visitantes podiam, através de painéis espalhados pelo espaço, tomar conhecimento sobre alguns dos aspectos mencionados. 


Diante da pandemia que estamos vivenciando, sentimos necessidade de repensar nosso trabalho e as formas de fazer com que o público tenha acesso ao conhecimento que buscamos difundir. O blog faz parte desse exercício e é claro que nosso acervo não poderia ficar de fora dessa. Esperamos que curtam o conteúdo e que se sintam à vontade para compartilhar, aqui nos comentários, sugestões, opiniões e sentimentos. <3


Foto: Sede da Light 1911, Mortimer.

Veja também