Agenda 2030 e os 17 Ods

17 objetivos, 169 metas e infinitos futuros possíveis

Todos os futuros mais justos e inclusivos.

imagem do container principal

A forma problemática como, durante muito tempo, nos relacionamos com a natureza e as desigualdades presentes nas relações humanas nos colocaram diante de somente uma possibilidade, caótica, de futuro imaginável: mudanças climáticas, escassez de recursos e crise humanitária. No entanto, a visualização prévia desse cenário, que parecia se aproximar cada vez mais rapidamente de nós, abriu espaço para discussões em torno da transformação dessa realidade, cujo produto mais notável, na atualidade, é a Agenda 2030 da ONU. 


Considerado o maior plano de ação de todos os tempos, a Agenda 2030 tem como pilar a erradicação da pobreza e promoção da vida digna para todos, respeitando-se os limites do nosso planeta. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que indicam quais os caminhos que devem ser percorridos para que tais fins sejam atingidos.


Entre os ODS, as temáticas são: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia acessível e limpa; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infra-estrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.



Cada um desses objetivos é destrinchado, então, em 169 metas de acordo com as temáticas gerais estabelecidas, que serão adotadas pelos países (através dos diversos setores da sociedade) conforme as especificidades e a realidade de cada um. Nesse sentido, pode-se perceber que a Agenda 2030 respeita o fato de as realidades serem diversas e não faz de si mesma uma “receita de bolo”. 


O mais interessante disso tudo é perceber que, apesar do trabalho em comum, do plano comum, os futuros que se colocam em nosso horizonte a partir desses esforços são infinitos. Surgem possibilidades antes inimagináveis de interação humana entre si e com a natureza e de o nosso planeta nos mostrar o melhor que tem a nos oferecer. 


Nos próximos textos, vamos adentrar o universo das metas estabelecidas em cada ODS, a fim de abrir caminhos para percorrer e atingir os objetivos estabelecidos e alcançar os futuros antes improváveis. Não deixe de nos acompanhar!

Veja também