Agenda 2030 e os 17 Ods

Agenda 2030: O maior plano de ação de todos os tempos!

Entenda o que é a Agenda 2030 e se engaje nesse grande movimento para um mundo melhor.

Um mundo melhor, uma vida mais plena, com mais prosperidade, saúde e alegria para todos. Parece até votos de início de ano, quando as esperanças se renovam e as pessoas fazem o rito de passagem de um ano para o outro. Desejar um mundo melhor já é o 1º passo, pois ao fazer isso, as pessoas organizam em seu pensamento o que querem alcançar. Mas não basta ficar na esfera do pensamento, pois para que esse objetivo seja alcançado, é preciso se organizar, planejar e agir.

E foi isso que a ONU – Organização das Nações Unidas, por meio de um longo trabalho, envolvendo muitos países, fez. Imaginou um mundo melhor e se aprofundou ao estabelecer objetivos e metas para alcançar esse desafio, estabelecendo até mesmo uma data para isso. A Agenda 2030, documento que reúne os 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que se desdobram em 169 metas, é um grande plano de ação, que envolve países, nações, instituições públicas e privadas, pessoas, em prol de objetivos comuns.

Publicada em 2015, a Agenda 2030 é fruto de um importante trabalho colaborativo, que envolveu 70 países e contou com contribuições especializadas da sociedade civil, comunidade científica e do sistema das Nações Unidas. Conta com perspectivas variadas e experiências diversas, garantindo assim uma visão 360º das questões que afligem o planeta e seus habitantes.

Os primeiros passos para a sua criação surgiram em 1972, na 1ª Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia.  Já o 1º documento que retratou de forma mais estruturada as preocupações e estratégias para o futuro do planeta, e de certa forma popularizou o conceito “desenvolvimento sustentável” foi o “Our Common Future” (Nosso Futuro Comum). Publicado em 1987, ele também é conhecido como “Relatório Brundtland”, em referência a primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, que coordenou a sua elaboração. O Rio de Janeiro também teve papel de destaque, sediando dois eventos de grande repercussão e importância para o tema. Primeiro na Rio 92 - Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada em 1992. Foi lá que surgiu a Agenda 21, a primeira carta de intenções para promover um novo padrão de desenvolvimento para o Século XXI. Vinte anos depois, em 2012, aconteceu a Rio+20, importante marco para o desenvolvimento de uma ação global articulada, em um processo transparente, intergovernamental, interdependente, que deu os primeiros passos para a elaboração do pacto global para o desenvolvimento sustentável do planeta, a Agenda 2030.

Para conhecer o texto completo da Agenda 2030, seus 17 ODS e 169 metas, acesse https://odsbrasil.gov.br/

Em breve o canal do Centro Cultural Light no YouTube (@centroculturallight) lançará uma série de vídeos explicando a Agenda 2030 e cada um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Não perca!