Atividades Educativas

Saudade do Museu Light da Energia?

Leve um pouco da experiência de estar no Museu para sua casa ou sala de aula!

Olá pessoal!

Sejam bem-vindas e bem-vindos a esse espaço de compartilhamento com você que é educadora, educador ou está à procura de atividades educativas para realizar com crianças, adolescentes e adultos.

Nos 7 anos de existência do educativo Museu Light da Energia, um time com educadores e educadoras brilhantes construiu atividades que encantaram os mais de 19 mil visitantes do Museu. Durante esse tempo, profissionais de áreas como artes, história, letras, ciências sociais, física, museologia e pedagogia somaram seu conhecimento e criatividade na elaboração de jogos, experiências, dinâmicas de grupo e contações de histórias realizadas nas salas do Centro Cultural Light.

Para todo grupo que desembarcava no Museu, eram oferecidas atividades complementares à visita, escolhidas pelos professores ou responsáveis, de acordo com o perfil da turma. Para os grupos mais descontraídos e falantes, o jogo “Energia em Movimento” era sucesso! Usando um tabuleiro gigante, os alunos escolhidos faziam o papel do peão e os demais, divididos em 2 grupos, rolavam um dado para descobrir quais tarefas deviam ser cumpridas para seguir no jogo. Já as turmas de educação infantil ficavam encantadas a  cada cena da “Lenda da Noite” projetada na parede, enquanto os educadores narravam as aventuras de 3 índios corajosos da tribo Karajá. Esses são apenas dois exemplos de como o conhecimento, cultura e informação são compartilhados durante as visitas.

Com as medidas de distanciamento social, iniciadas em março de 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus, nos vimos obrigadas a paralisar as atividades presenciais e, em consequência, interromper nossa rotina de visitas e práticas presenciais. Desde então, decidimos usar os canais digitais para continuar compartilhando nossas experiências e tutoriais. Criamos conteúdos exclusivos para as  redes sociais do Centro Cultural Light - Youtube, Facebook e Instagram -  misturando atividades novas a outras já realizadas presencialmente.

E por aqui não será diferente, vamos compartilhar um pouco da nossa prática e você pode se sentir à vontade para aproveitar esse material como preferir: em casa ou na sala de aula, virtual ou presencialmente. Nos vemos em breve!