Educação Ambiental

Quero uma conta de luz mais barata. O que devo fazer?

Reduzir custos fixos, como a conta de energia, é um desafio para muita gente. Mas você já parou para pensar que é possível? A conscientização é o primeiro passo. Veja as dicas do artigo.

imagem do container principal



Você vive pensando em como reduzir seus custos fixos, para sobrar um dinheirinho no fim do mês, e assim poder se divertir ou juntar recursos para um sonho maior, não é mesmo?

Com a conta de energia não é diferente. Mas para economizar energia, antes você precisa entender o que faz sua conta vir alta. Nesse artigo você vai entender tudinho.

O consumo de energia elétrica vem de duas variáveis: a potência do equipamento e o tempo que você usa. A potência (Watts ou W) está no aparelho. Quanto maior a potência, maior é o gasto. Um bom exemplo é o micro-ondas. Se você só usa para aquecer alimentos, um aparelho de 600 W dá conta. Mas se você prepara alimentos nele, talvez precise de um mais potente, acima de 850 W. O tempo de uso do equipamento é outra variável importante. Uma coisa é você usar o ar condicionado para dormir, outra é deixar ligado o dia inteiro. O tempo de uso está muito ligado aos seus hábitos de consumo. Lembre-se, se fizer pequenas mudanças no seu dia a dia, não só você economizará na conta de energia, como também estará contribuindo para o meio ambiente. O Planeta agradece!

Quer uma ajuda para entender como anda seu consumo de energia? No simulador de consumo de energia você percorre os cômodos da casa, seleciona os equipamentos que você possui e a quantidade de tempo que usa. Com isso fica mais simples entender quais são os “vilões” do consumo, e você pode tomar medidas concretas para reduzir sua conta, seja trocando equipamentos por outros mais eficientes, seja mudando alguns hábitos. Vamos começar?

https://www.museulight.com.br/aprenda-brincando/jogos/simulador-consumo-energia

Veja também