Educação Ambiental

Energia e meio ambiente: para que eu uso energia na minha vida?

Reflita sobre o impacto que causamos ao meio ambiente

imagem do container principal

Neste universo tecnológico em que estamos imersos, ao nos perguntarmos: “para que eu uso energia na minha vida?” É comum surgir na mente uma lista de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que conferem praticidade para as tarefas do dia a dia e também proporcionam conforto. 


Porém, existem camadas ainda mais profundas do nosso consumo de energia no mundo. E quando eu falo de energia, não quero dizer apenas a eletricidade…


Por exemplo: para que possamos percorrer longas distâncias na cidade, precisamos de meios de transporte, que funcionam à base da energia química de combustíveis. Nós também consumimos produtos, que utilizam energia em todas as suas etapas - desde a produção, armazenamento, distribuição, até o consumo. Além dos produtos, nós consumimos serviços também: cabeleireiros, lava-jatos, lavanderias, pet shops… pense em cada espaço que você ocupa, em cada atividade que você realiza e, de uma forma ou de outra, a energia vai estar lá. 


E quais os impactos desse modo de vida no meio ambiente? 


Para começarmos a refletir sobre essa pergunta, é preciso retomar uma virada histórica na nossa forma de usar os recursos disponíveis na natureza: a expansão do modo de vida urbano-industrial lá no final do século XVIII, a partir da força imperialista europeia, nos deixou como herança esses padrões de vida altamente dependente de fontes fósseis e poluentes de energia e uma consequente postura predatória em relação ao meio ambiente.


Em outras palavras, o modelo de vida em sociedade que nós adotamos desde então vem colocando em desequilíbrio a disponibilidade de recursos indispensáveis à vida. E este desequilíbrio fica evidente nas crises mundiais que estamos vivendo: a fome, as mudanças climáticas, as desigualdades racial, social, de gênero, a pandemia de Covid-19…






Por isso, essa pergunta do título, então, por mais desconexa que possa parecer, representa um primeiro passo para aprofundar as questões ambientais na nossa vida cotidiana. 


E você? Para que usa energia em sua vida? E que impactos o seu consumo vem provocando no seu meio? 


Vamos pensar juntos! Ainda temos muito papo para essa aba Meio Ambiente! Eficiência energética é só um deles! Vem com a gente combater a desinformação e, assim, agir na realidade!


#partiu?









Imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos/natureza">Natureza foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com</a>

Veja também