Educação Ambiental

Light nas Escolas: o projeto que une educação e eficiência energética

O projeto Light nas Escolas completou 10 anos em 2021 com curso de capacitação online para professores e prêmio para as escolas. Para participar, a divulgação acontece anualmente através de comunicação aqui no site, nas redes sociais e através de Secretarias de Educação.

Foi na Biblioteca do CIEP Carlos Chagas, em Gramacho (Duque de Caxias - RJ), no dia 29 de novembro, que os atores da MadScience Brasil se preparavam para a apresentação na primeira escola premiada do Projeto Light nas Escolas de 2021.

A exibição do espetáculo Quanta Energia faz parte do reconhecimento oferecido pela Light para os professores que ganharam o Prêmio Light nas Escolas de 2021. Além do espetáculo, os professores premiados ganharam um smartphone e um ring light para facilitação de aulas online, um livro sobre teorias e práticas de educação, uma camisa do projeto e um kit de autocuidado.

O Projeto Light nas Escolas faz parte do Programa Educativo Cultural Light e já beneficiou cerca de 470 mil professores e estudantes no Rio de Janeiro, municípios da Baixada Fluminense e interior com cursos gratuitos de capacitação ambiental. Há 10 anos, promove conscientização de profissionais de educação sobre o uso eficiente da energia elétrica e da água.

O Prêmio Light nas Escolas é a culminância do curso: os professores concluintes podem concorrer ao Prêmio, através da aplicação de projetos nas unidades escolares, onde usam o que aprenderam na capacitação com seus alunos.

Em 2021, o curso foi online, divulgado nas redes sociais do Centro Cultural Light, e também para Secretarias de Educação de alguns municípios do Rio de Janeiro. Outro diferencial desse ano é o foco no autocuidado do professor.

Foram onze turmas de escolas de todo o estado do Rio de Janeiro; e entre quase 30 inscritos ao Prêmio, 8 professores foram premiados: “Foi muito difícil escolher somente 8 projetos”, diz a educadora do Centro Cultural Light Jade Helena, “foram selecionados projetos que incentivassem a construção de uma relação entre a instituição escolar e a comunidade. Mas todos foram incríveis!”.

Os projetos escolhidos em 2021 representam os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nilópolis, Pinheiral e Sapucaia. Conheça alguns deles lendo o artigo do Museu Light da Energia até o final!