Mediação Cultural

Atividades educativas com material reciclado

Pode contar para a gente: quem aqui já trabalhou com material reciclado ou recorreu à reutilização de embalagens como plástico e outros produtos em suas atividades educativas?

Nós, do Programa Educativo e Cultural Light, em diferentes momentos nos deparamos com ideias e oficinas que usaram como base materiais como garrafas pet, copos descartáveis, rolinho de papel higiênico, entre outros infinitos materiais que são considerados descartáveis e que são largamente utilizadas no Brasil e no mundo.

A gente gosta bastante! Podemos enumerar algumas experiências de trabalhos feitos com reciclagem, como a criação de um foguete,para contar histórias das mulheres na ciências, o copo-fone para experimentar princípios da Física, a oficina caleidoscópio, para falar da importância do brincar, entre outras criações.

Todo o processo de criação envolve diferentes etapas que revelam partes interessantes da experiência, se listamos algumas etapas que passamos desde a criação de uma proposta de oficina, até a sua realização (coleta dos materiais, testes, pré-produções, e por fim a realização da oficina), percebemos que todo esse trabalho produz também um engajamento de conhecimentos, ideias e atitudes capaz de reverberar em outras pessoas..

Há algo muito importante, quando o assunto é reciclagem, que não pode ser deixado de lado, estamos acostumados a um uso linear das coisas, muitos produtos são feitos para serem usados apenas uma vez e depois jogados fora, mas a verdade é que não existe fora. A reciclagem junto com outras atitudes criam uma nova cultura, dando uma segunda vida para esses materiais que são descartados.

Encontrar caminhos para lidar com o material consumido sem prejudicar o meio ambiente e diminuir a quantidade de lixo produzido é hoje uma necessidade para a nossa sobrevivência e saúde do planeta. Por isso, quando estamos trabalhando com a reutilização de materiais descartáveis, essa atitude se torna uma alternativa concreta e prática para a produção de uma relação mais saudável entre o ser humano e o meio ambiente.

Vamos unir forças e promover uma educação que atenda às urgências do planeta! Acompanhe nossas publicações,

compartilharemos muitas atividades com reciclagem e reutilização de materiais!

Imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos/fundo">Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com</a>