Mediação Cultural

Mediação Cultural no Centro Cultural Light

O diálogo entre o visitante e a exposição

Olá! Sejam muito bem-vindos e bem-vindas a aba “mediação cultural”!

Esse espaço é para você, educador(a), mediador(a), curioso(a) que busca conteúdos associados às práticas educativas dentro de espaços museais.

Sabemos que “mediação cultural” é um termo amplo, que engloba profissionais atuantes em vários espaços, tais como museus e centros culturais, parques, reservas, jardins, zoológicos etc. Aqui, fazemos um recorte considerando o nosso espaço, Centro Cultural Light, localizado no Centro do Rio de Janeiro, onde está localizado o Museu Light da Energia.

Nossa equipe é multidisciplinar, formada por atuantes de áreas como história, letras, arte e física, que flertam com diversas áreas do conhecimento a fim de tecer práticas plurais. Temos muito respeito pelas questões pedagógicas, sociais e afetivas que envolvem o encontro com o outro, bem como por cada visitante virtual ou presencial que chega até o nosso espaço. Por isso, construímos com muito carinho as metodologias que vão propiciar a ampliação da consciência e florescimento do senso crítico, o empoderamento de cada um a partir de vivências e contribuições individuais e também a construção coletiva de conhecimento, além de sentimentos de prazer, alegria e diversão suscitados pelo aprender. Uau, quanta coisa, né?

Na nossa prática, mediar significa promover um diálogo entre o que está sendo exposto e os visitantes, buscando pontos de interesse individuais e coletivos. Durante os encontros, os significados e provocações despertados nas pessoas são conversados e debatidos, de forma acolhedora, a partir do que está sendo experimentado: obras de arte, peças de teatro, ensaios científicos, textos, fotos, vídeos, elementos interativos e tudo o que estiver ao nosso alcance. Para tanto, contamos com a nossa voz, mas também brincadeiras, atividades artísticas, apresentações e muito mais. Tudo isso nós iremos compartilhar com vocês.

Hoje, estamos afastados fisicamente, mas sempre juntos, aqui, nas redes sociais do Centro Cultural Light. Em breve estaremos abertos para recebê-los mais uma vez! Enquanto isso, criamos este canal como um espaço para compartilhamentos de experiências, práticas e aprendizagens.

Convidamos você a tecer essa rede de conhecimentos com a gente.